Ligue-nos agora! +55 12 3624-7641

Shopping da
Cabral Livraria Universitária

Você está na Categoria: Administração

NEGOCIAÇÕES "PELO ALTO": UM ESTUDO SOBRE A FORMULAÇÃO das políticas de saude, em são josé dos campos, de 1980 a 1996

R$69,00

Negociações "Pelo Alto": Um estudo sobre a formulação das Políticas de Saúde, em São José dos Campos, de 1980 a 1996, é a primeira obra voltada para a reconstrução histórica da saúde deste município.


  • Código: 85-89550-31-1
  • Referência: Administração
  • Disponibilidade: Disponível

Mais Detalhes

Fugindo da visão mercantil, o livro utiliza-se de uma abordagem inovadora para mostrar que a criação dos espaços políticos CMS, COMUS, CGU no período pós-constituição de 1988, não foi suficiente para substituir o processo de negociação técnico-burocrática das políticas de saúde em São José dos Campos. Além disso, apresenta o processo de institucionalização da saúde do município (1970-1990) e os desafios e tendências das quatro Conferências Municipais de Saúde (1990, 1992, 1994, e 1996), destaca as formas de racionalidade utilizadas nas experiências de nogociação. Espera-se que seja um livro de peso no mercado editorial por tratar de uma questão essencial à vida humana, a de que é pela participação nas tomadas de decisão, facilitada pelos gestores locais, que o cidadão torna-se responsável pela própria saúde.

Autora: Vera Lúcia Ignácio Molina
ISBN: 85-89550-31-1
Edição: 1ª
Páginas: 415

OUTRAs Informações

VERA LÚCIA IGNÁCIO MOLINA / É socióloga e pedagoga. Doutora em Sociologia. Professora Assistente Doutora responsável pelas disciplinas Ciências Sociais Aplicadas à Odontologia I e Metodologia Científica da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos UNESP e de Sociologia do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UNIVAP. É ainda, professora convidada do curso de Pós-Graduação em Recursos Sócio-Produtivos da UNITAU, responsável pelo módulo de Cultura Organizacional; em nível de especialização pelo módulo Comportamento Organizacional. É orientadora de dissertações de mestrado da mesma universidade. Tem se especializado no estudos das organizações de saúde e vários de seus artigos publicados em revistas científicas trata das questões sociais no campo da saúde. Sua luta social reside no fato de, reconhecendo as tensões entre a prática do conhecimento e a prática política, contribuir com a aproximação do campo saúde-doença com os conceitos das ciências sociais permitindo assim superar a concepção exclusivamente biologicista.

Scroll to Top