Ligue-nos agora! +55 12 3624-7641

Shopping da
Cabral Livraria Universitária

Você está na Categoria: Biografias

Felix Guisard: A trajetória do Pioneiro da Indústria Taubateana

R$46,00

"Há dois Taubatés - o anterior e o posterior a Felix Guisard. O Taubaté novo, ou tudo quanto Taubaté tem progresso, de civilização nova e de vitalidade econômica vem direta ou indiretamente daquele homenzinho que mesmo depois de morto ainda fez uma inspeção à fábrica. O Taubaté de Jacques Felix fechou a sua fase no dia em que o segundo Felix se localizou lá, e se o primeiro foi o fundador eventual da Cidade, o segundo foi o taumaturgo que transformou uma estagnada comunidade de fundo rural num positivo centro de industrias. Foi portanto o seu segundo fundador". (Monteiro Lobato, 15 de maio de 1942)


  • Código: 85-7824-014-6
  • Referência: Biografias
  • Disponibilidade: Disponível

Mais Detalhes

Monteiro Lobato tinha razão. Taubaté mudaria para sempre depois da passagem de Felix Guisard, um mineiro de descendência francesa que se tornou um dos mais importantes empresários do setor têxtil brasileiro no início do século XX. O principal fundador da Companhia Taubaté Industrial revolucionou o modo de pensar dos taubateanos e dominou, por algumas décadas, a política, a economia e a sociedade local. Guisard ainda é lembrado pelos benefícios trabalhistas que concedeu aos operários da companhia, mesmo antes da exigÊncia da lei. Mas também foi responsável pela idealização de projetos pioneiros no Vale do Paraíba, como a construção de uma usina hidrelétrica, que fornecia energia para a fábrica e para algumas cidades da região. Uma vida marcada pela realização de sonhos impossíveis e pela persistência de um homem que não desistiu diante de crises econômicas e fracassos. Uma história de conquistas que nos ajuda a compreender o crescimento de Taubaté e a industrialização do Vale do Paraíba. Uma história de sucesso que, ainda hoje, nos indica alguns caminhos para alcançá-lo.

Autora: Cláudia Martins
ISBN: 85-7824-014-6
Edição: 1ª
Páginas: 186

Outras Informações

CLÁUDIA MARTINS / Atuamente (2016) tem 31 anos e é jornalista formada pela Universidade de Taubaté (Unitau). O interesse pela história da cidade onde cresceu - e pelos personagens que ajudam a contá-la - fez surgir esse livro/reportagem sobre Felix Guisard como trabalho de conclusão de curso. O desafio foi maior do que esperava: para levantar todas as informações sobre o empresário precisou passar muitas horas no museu histórico de Taubaté, leu jornais e documentos da época, pesquisou teses e dissertações sobre a Companhia Taubaté Industrial e entrevistou pessoas que ajudaram a recuperar a história de Felix Guisard. A pesquisa resultou em uma obra inédita, com a narração jornalística de uma história de vida que, apesar de sua importância no contexto industrial do Vale do Paraíba, corria o risco de ficar sem qualquer registro e de ser apagada da memória local.

Scroll to Top