Ligue-nos agora! +55 12 3631-8142

Shopping da
Cabral Livraria Universitária

Você está na Categoria: História

CAMPOS DO JORDÃO E A SUA VOCAÇÃO TURÍSTICA

R$69,00

A Série "Tuberculose e História" é o resultado de apurada pesquisa sobre a tuberculose, nos séculos XIX e XX, no Brasil.


  • ISBN: 978-85-85237-07-3
  • Referência: História
  • Disponibilidade: Disponível

Mais Detalhes

O interesse em pesquisar e analisar o contexto histórico da tuberculose e suas implicações no meio social surgiu, inicialmente, a partir da definição da temática do Doutorado da autora, realizado no Departamento de História da Universidade de São Paulo/USP, intitulado "A Estruturação de São José dos Campos como Estância Hidromineral e Climática (1935-1950)".

A continuidade da pesquisa sobre a tuberculose resultou na elaboração de Relatório de Pós Doutoramento, encaminhado à Comissão de Pós Doutoramento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, daquela Instituição, no presente ano, sob o título de “A Fase Sanatorial de Campos do Jordão como Fundamento do Posterior Desenvolvimento do Município (1874-1950)”.

Considerando que o interesse da autora em pesquisar temas relacionados à saúde em geral, e, em particular à história de doenças infecciosas ocorridas nos séculos XIX e XX, ela entendeu que a Série “Tuberculose e História” poderá comportar, no futuro novos projetos, e, portanto resultar na publicação de outros volumes sobre a temática principal.

A autora espera, dessa forma, contribuir, de maneira significativa e valiosa para que os leitores dessas publicações, em princípio, apropriem-se dos conhecimentos relativos à Tuberculose, que foi considerada um “grave problema” que afetava a população nos séculos XIX e XX, esclarecendo e refletindo sobre as ações públicas e privadas desenvolvidas em prol do enfrentamento e consequente melhoria da saúde pública durante essa trajetória histórica do país.

Autora: Ana Enedi Prince
ISBN: 978-85-85237-07-3
Código: T-012
Edição: 1ª / Volume 4
Páginas: 180

Outras Informações

ANA ENEDI PRINCE / Pós-Doutora e Doutora em História pela USP/Universidade de São Paulo. Pesquisadora Docente e Coordenadora do Curso de História da UNIVAP/Universidade do Vale do Paraíba. Autou como Vice-Coordenadora do NUPHIR - Núcleo de Preservação das Fontes Históricas Locais e Regionais, em Campos do Jordão. É Coordenadora do Projeto de História UNIVAP/PIBID - Programa Insititucional de Bolsa de Iniciação à Docência, mantido pela CAPES - Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.

Scroll to Top